segunda-feira, 31 de outubro de 2011

1. Explique os sentidos expressos pelos numerais nas frases a seguir.
a) O namorado tinha apenas duzentinhos no bolso
_________________________________________________________________________
b) O time argentino ficou mesmo na segundona (divisão).
_________________________________________________________________________
c) Você apenas trocou seis por meia dúzia.
________________________________________________________________________
d) O vendedor garantiu-me que o café era de primeira.
_________________________________________________________________________
e) Voltei àquela cidade um milhão de vezes.
_________________________________________________________________________
f)  A secretária merece um zero pelo atendimento e dez pela elegância
_________________________________________________________________________

2.  Observe os números indicados entre parênteses e empregue-os por extenso, nas seguintes frases
a) Amanhã o professor fará conosco a análise do capítulo (LXIII) da  obra Dom Casmurro, de Machado de Assis.       _________________________________________________________________
b) Fiz o exercício de biologia na (46) página do livro e não o da página (50).
_______________________________________________________________________
c) O filme apresenta fatos do século (IV) que ainda eram desconhecidos no século (XIX).
_______________________________________________________________________
d) O papa Pio (XII) enfrentou situações que se tornaram polêmicas mais tarde.
_______________________________________________________________________
e) Em poucos minutos ele leu a página (XXII) para os colegas.
_______________________________________________________________________
f) Hoje é o dia (lº) de janeiro de 2005.
_______________________________________________________________________
g) Você será o (316) candidato a uma vaga na faculdade.
_______________________________________________________________________
h) O escritor chileno está hospedado no (58) quarto deste hotel.
 ________________________________________________________________________

3. Substitua o pelo numeral coletivo correspondente à expressão indicada entre parênteses.
a) O processo tinha cerca de uma _________________ (quinhentas folhas de papel).
b) No armário da escola havia uma________________(conjunto de doze coisas) de blocos.
c) Esta universidade festejou seu____________ (período de seis anos) de funcionamento.
d) Novas erupções vulcânicas poderão ocorrer em um______________ (período de mil anos).
e) Os pacientes com varíola ficaram de _________(quarenta dias) por recomendação médica



4. Compare as frases a seguir e explique a diferença de significado entre elas.
a) O menino come sempre toda a comida.
O menino come sempre toda comida.
b) A menina fez bolo.
Uma menina fez um bolo.

5. Qual a função dos artigos em destaque nas frases abaixo: Substantivar, Expressar familiaridade/intimidade ou Determinar um ser especificado?
a) Acabou de voltar das férias o João.
b) Na praia, o dançar das ondas embala o turista.
c) Está na cidade a Suzete que foi muito amiga de sua tia Eloísa.
d) O até expressa limite espacial e temporal.

6. Classifique os numerais destacados em cardinal, ordinal, fracionário ou multiplicativo:
a) Os quíntuplos nasceram saudáveis.
b) Estava com tanta sede que tomei sozinho um litro e meio de água em poucos minutos.
c) Com a promoção, Maria João começou a ganhar o triplo do que ganhava.
d) Dois terços do lago ficou turvo.
e) A segunda corrida foi mais interessante que a primeira.



QUESTÕES DE VESTIBULARES

1) (UM-SP) Assinale a alternativa em que há erro [sabendo que os nomes dos jornais são O Estado de S. Pau­lo e A Gazeta].
a)  Li a notícia no Estado de S.Paulo.
b)  Li a notícia em O Estado de S.Paulo.
c)  Essa notícia, eu a vi em A Gazeta.
d)  Vi essa notícia em A Gazeta.
e)  Foi em O Estado de S.Paulo que li a notícia.

2) (Fuvest-SP)

Ele é o homem,
eu sou apenas uma mulher.

Nesses versos, reforça-se a oposição entre os termos homem e mulher.
a)  Identifique os recursos linguísticos uti­lizados para provocar esse reforço.
b)  Explique por que esses recursos causam tal efeito.


3) (EEM-SP) A palavra homem apare­ce duas vezes na frase que se segue, com significados diferentes. Expli­que essa diferença.
Suponho que nunca teria visto um homem e não sabia, portanto, o que era o homem.
                                                                                                                                         Machado de Assis
4) (UM-SP) Em qual das alternativas o artigo definido feminino correspon­deria a todos os substantivos?
a)  sósia, doente, lança-perfume
b)  dó, telefonema, diabete
c)  clã, eclipse, pijama
d)  cal, elipse, dinamite
e)  champanha, criança, estudante
5) (ESAN-SP) Assinale a alternativa correta:
a)  Mostraram-me cinco livros. Com­prei todos cinco.
b)  Mostraram-me cinco livros. Com­prei todos cinco livros.
c)  Mostraram-me cinco livros. Com­prei todos os cinco.
d) Mostraram-me cinco livros.Comprei a todos cinco livros.
e)Nenhuma alternativa

6) (Fatec-SP) Identifique em qual  alter­nativa é errado colocar, após  a pala­vra destacada, o artigo definido.
a)   Afundou na  lama  ambos pés.
b)  Todos dias passava por lá sem vê-la.
c)   Toda noite gotejou a torneira, não pude dormir.
d)  A todo passante perguntei, nenhum me informou.
e)  n.d.a.
7) (ITA-SP) Assinale o que estiver cor­reto.
a)  Seiscentismo se refere ao século XVI.
b)  O algarismo romano da frase ante­rior se lê "décimo sexto':
c)  Duodécuplo significa duas vezes; dodécuplo, doze vezes.
d) Ambos os dois é forma enfática correta.
e) Quadragésimo, quarentena, qua­dragésima, quaresma só aparente­mente se referem a quarenta.

8) (FMU-SP) Sabendo-se que os nume­rais podem ser cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários, pode­mos dar os seguintes exemplos:
a) uma (cardinal), primeiro (ordinal), Leão onze (multiplicativo) e meio (fracionário)
b) um (cardinal), milésimo (ordinal), undécuplo (multiplicativo) e meio (fracionário)
c) um (ordinal), primeiro (cardinal), Leão onze (multiplicativo) e meio (fracionário)
d)  um (ordinal), primeiro (cardinal), cêntuplo (multiplicativo) e centési­mo (fracionário)
e) um (cardinal), primeiro (ordinal),duplo (multiplicativo), não existindo numeral denominado fracionário.

9) (FASP) Ele obteve o * (123°) lugar.
a) centésimo vigésimo terceiro
b) centésimo trigésimo terceiro
c) cento e vinte trigésimo
d) cento e vigésimo terceiro

10) (FMU-SP) Triplo e tríplice são nume­rais:
a) ordinal o primeiro e multiplicativo o  segundo
b) ambos ordinais
c) ambos cardinais
d) ambos multiplicativos
e) multiplicativo o primeiro e ordinal o  segundo

11)(Vunesp) Assinale o caso em que não haja expressão numérica de sentido indefinido.
a) Ele é o duodécimo colocado.
b) Quer que veja este filme pela milé­sima vez?
c) "Na guerra os meus dedos dispa­raram mil mortes."
d) "A vida tem uma só entrada; a saída é por cem portas."
e) n.d.a.

12) (FSCS-SP) Associe o sentido ao res­pectivo numeral coletivo.
(1) período de seis anos                                 (  ) dístico
(2) período de cinco anos                                               (  ) decúria
(3) estrofe de dois versos                                               (  ) sexênio
(4) período de cem anos                                 (  ) centúria
(5) agrupamento de dez coisas l                   (  ) lustro


13) (UNB-DF) Assinale a alternativa em que meio é advérbio.
a) Só quero meio quilo.
b) Achei-o meio triste.
c) Descobri o meio de acertar.
d) Parou no meio da rua.
e) Comprou um metro e meio.

14) (UFAM) Assinale o item em que não é correto ler o número como vem in­dicado entre parênteses:
a) Pode-se dizer que no século IX (nono) o português já existia como língua falada.
b) Pigmaleão reside na Casa 22 (vinte e duas) do antigo Beco do Saco de Alferes, em Aparecida.
c) Abram o livro, por favor, na página 201 (duzentos e um).
d) O que procuras está no art. 10 (dez) do código que tens aí à mão.
e) O Papa Pio X (décimo), cuja morte teria sido apressada com o adven­to da Primeira Guerra Mundial, foi canonizado em 1954.

15) (Unicamp-SP) Explique o emprego do numeral no texto desta propaganda:
"Você vai correr como Mercúrio, fi­car bonito como Apolo e seu calcanhar vai dar de dez no de Aquiles".


16) (Fuvest-SP)
a) Dê os numerais correspondentes a três vezes maior e a três vezes menor.
b) A forma primeira é um numeral or­dinal. Dê o numeral ordinal corres­pondente a 1 075.

17) (FMU-FIAM-FAAM-SP) Substitua os ,* pelos numerais propostos nas alternativas.

Comemora-se a entrada no século * e, ao mesmo tempo, o * aniversário da cidade. As datas, *, eram importantes. Doze dúzias de fogos, ou seja, uma *. foram espocadas ao meio-dia.
a) vigésimo - tricentésimo quadragé­simo sexto - ambas - resma
b)  vinte - tricentésimo quadragésimo sexto - ambas as duas - grosa
c)  vigésimo - tricentésimo quadragé­simo sexto - ambas - trezena
d)  vinte - tricentésimo quadragésimo sexto - ambas as duas - decúria

18) (CTA-SP) O ordinal quadringentési­mo septuagésimo corresponde ao cardinal:
a) 47                      b) 40007                               c) 407                    d) 4007                 e) 470

19) (FMU-FIAM-FAAM-SP) Gastei trin­ta dias ...
A palavra em destaque é um numeral:
a) cardinal            b)ordinal               c)multiplicativo    d)fracionário        e)indefinido 

3 comentários: