quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ATIVIDADES ADJETIVOS

ATIVIDADES ADJETIVOS:

1. Explique o sentido das palavras destacadas nas frases abaixo.
a) Seu vizinho vive sofrendo de males hepáticos.
b) Infelizmente, a criança nasceu com lábios leporinos
c) Não toque nisso! É um veneno letal!
d) Foi condenado pelo crime passional que cometeu há dois anos.

2. Complete as frases seguintes com os adjetivos correspondentes às locuções entre parênteses.
a) Todos admiram seu andar * (de gata). Eu tenho medo de sua língua * (de víbora).
b) Saiu para sua caminhada * (da manhã) e acabou voltando somente na hora da refeição * (da tarde).
c) Houve um significativo crescimento nos rebanhos * (de boi). * (de ovelhas), * (de cabras) e * (de porcos).
d) Seus problemas * (de estômago) e * (de intestino) requerem os cuidados de um especialista.
e) Passou por uma cirurgia * (da boca).
f) A população * (das ilhas) apresenta distribuição * (de idade) equilibrada.
g) Após o acidente, foi levado ao hospital com dores * (do tórax) e suspeita de traumatismo * (do crânio).
h) A navegação * (dos rios) é muito praticada no Norte do país.
i) É um alimento de elevado teor * (de proteínas). Pena que seja inacessível à população mais pobre!

3. Complete as frases, flexionando adequadamente os adjetivos entre parênteses.
a) É uma dentista * (recém-formado), e já conquistou * (numeroso) clientela.
b) Comprei uma camisa * (amarelo-claro) e um chapéu * (cor-de-rosa) para desfilar no Carnaval.
c) Aquela moça é * (sandeu). Onde já se viu dar tanto dinheiro por uma motocicleta * (amarelo-limão)!
d) Muitas famílias * (sulino) são de origem * (europeu).
e) Sou do tempo em que se usava camisa * (branco), calça * (azul-marinho) e sapatos * (preto) como  uniforme nos colégios * (estadual).
f) Colocaram sobre as imagens mantos * (azul-celeste).
g) A atual conjuntura * (socioeconômico) levou aquela tradicional empresa * (anglo-saxão) à falência.
h) A pobreza * (latino-americano) parece não sensibilizar a comunidade * (ítalo-franco-germânico).
i) Vários jovens * (surdo-mudo) ganharam medalhas nas olimpíadas para deficientes físicos.
j) São * (tricolor) as bandeiras * (francês) e * (norueguês).

4. Complete estas frases com a forma apropriada dos adjetivos entre parênteses.
a) Várias clínicas * (médico-cirúrgico) foram fiscalizadas durante a semana.
b) Ele é um excêntrico. As paredes de sua casa são * (amarelo-canário), suas camisas costumam ser * (amarelo-ouro); além disso, exibe uma boina * (amarelo-limão). Apelidaram-no Amarelão.
c) Os métodos * (empregado) pelos especialistas não têm sido * (eficaz). Talvez sejam * (necessário) medidas menos * (tradicional) para resolver o problema.
d) Várias entidades * (latino-americano) de defesa dos direitos * (humano) protestaram contra as ações * (policial).
e) Alguns torneios * (esportivo) * (afro-asiático) foram * (suspenso) devido à falta de empresas * (patrocinador).
f) Mulheres * (surdo-mudo) fizeram um protesto contra a discriminação de que são vítimas quando procuram emprego.
g) Os documentos do ano passado estão nas pastas * (azul-marinho); os deste ano, nas pastas * (azul celeste).
h) Ela tem cabelos * (castanho-escuro) e olhos * (azul-turquesa). Não há como confundi-Ia com outra.
i) Aquelas cortinas * (vermelho-sangue) dão um tom trágico ao ambiente. É melhor substituí-Ias por outras mais * (sóbrio).

5. Seguindo o modelo, construa frases comparativas a partir dos elementos dados. A relação de comparação a ser feita está indicada entre parênteses
país pobre - países vizinhos (igualdade) É um país tão pobre quanto (ou como) os países vizinhos
a) indivíduo capaz - seus companheiros (igualdade)
b) rio poluído - outros rios (superioridade)
c) animal feroz - outros animais (inferioridade)
d) cidade pequena - cidades vizinhas (superioridade)
e) casa grande - casas próximas (superioridade)
f) desempenho bom - desempenho do irmão (superioridade)
g) criatura má - outras criaturas (superioridade)


Nenhum comentário:

Postar um comentário