segunda-feira, 31 de outubro de 2011

1. Explique os sentidos expressos pelos numerais nas frases a seguir.
a) O namorado tinha apenas duzentinhos no bolso
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b) O time argentino ficou mesmo na segundona (divisão).
_________________________________________________________________________
c) Você apenas trocou seis por meia dúzia.
________________________________________________________________________
d) O vendedor garantiu-me que o café era de primeira.
_________________________________________________________________________
e) Voltei àquela cidade um milhão de vezes.
_________________________________________________________________________
f)  A secretária merece um zero pelo atendimento e dez pela elegância
_________________________________________________________________________

2.  Observe os números indicados entre parênteses e empregue-os por extenso, nas seguintes frases
a) Amanhã o professor fará conosco a análise do capítulo (LXIII) da  obra Dom Casmurro, de Machado de Assis.       _________________________________________________________________
b) Fiz o exercício de biologia na (46) página do livro e não o da página (50).
_______________________________________________________________________
c) O filme apresenta fatos do século (IV) que ainda eram desconhecidos no século (XIX).
_______________________________________________________________________
d) O papa Pio (XII) enfrentou situações que se tornaram polêmicas mais tarde.
_______________________________________________________________________
e) Em poucos minutos ele leu a página (XXII) para os colegas.
_______________________________________________________________________
f) Hoje é o dia (lº) de janeiro de 2005.
_______________________________________________________________________
g) Você será o (316) candidato a uma vaga na faculdade.
_______________________________________________________________________
h) O escritor chileno está hospedado no (58) quarto deste hotel.
 ________________________________________________________________________

3. Substitua o pelo numeral coletivo correspondente à expressão indicada entre parênteses.
a) O processo tinha cerca de uma _________________ (quinhentas folhas de papel).
b) No armário da escola havia uma________________(conjunto de doze coisas) de blocos.
c) Esta universidade festejou seu____________ (período de seis anos) de funcionamento.
d) Novas erupções vulcânicas poderão ocorrer em um______________ (período de mil anos).
e) Os pacientes com varíola ficaram de _________(quarenta dias) por recomendação médica



4. Compare as frases a seguir e explique a diferença de significado entre elas.
a) O menino come sempre toda a comida.
O menino come sempre toda comida.
b) A menina fez bolo.
Uma menina fez um bolo.

5. Qual a função dos artigos em destaque nas frases abaixo: Substantivar, Expressar familiaridade/intimidade ou Determinar um ser especificado?
a) Acabou de voltar das férias o João.
b) Na praia, o dançar das ondas embala o turista.
c) Está na cidade a Suzete que foi muito amiga de sua tia Eloísa.
d) O até expressa limite espacial e temporal.

6. Classifique os numerais destacados em cardinal, ordinal, fracionário ou multiplicativo:
a) Os quíntuplos nasceram saudáveis.
b) Estava com tanta sede que tomei sozinho um litro e meio de água em poucos minutos.
c) Com a promoção, Maria João começou a ganhar o triplo do que ganhava.
d) Dois terços do lago ficou turvo.
e) A segunda corrida foi mais interessante que a primeira.



QUESTÕES DE VESTIBULARES

1) (UM-SP) Assinale a alternativa em que há erro [sabendo que os nomes dos jornais são O Estado de S. Pau­lo e A Gazeta].
a)  Li a notícia no Estado de S.Paulo.
b)  Li a notícia em O Estado de S.Paulo.
c)  Essa notícia, eu a vi em A Gazeta.
d)  Vi essa notícia em A Gazeta.
e)  Foi em O Estado de S.Paulo que li a notícia.

2) (Fuvest-SP)

Ele é o homem,
eu sou apenas uma mulher.

Nesses versos, reforça-se a oposição entre os termos homem e mulher.
a)  Identifique os recursos linguísticos uti­lizados para provocar esse reforço.
b)  Explique por que esses recursos causam tal efeito.


3) (EEM-SP) A palavra homem apare­ce duas vezes na frase que se segue, com significados diferentes. Expli­que essa diferença.
Suponho que nunca teria visto um homem e não sabia, portanto, o que era o homem.
                                                                                                                                         Machado de Assis
4) (UM-SP) Em qual das alternativas o artigo definido feminino correspon­deria a todos os substantivos?
a)  sósia, doente, lança-perfume
b)  dó, telefonema, diabete
c)  clã, eclipse, pijama
d)  cal, elipse, dinamite
e)  champanha, criança, estudante
5) (ESAN-SP) Assinale a alternativa correta:
a)  Mostraram-me cinco livros. Com­prei todos cinco.
b)  Mostraram-me cinco livros. Com­prei todos cinco livros.
c)  Mostraram-me cinco livros. Com­prei todos os cinco.
d) Mostraram-me cinco livros.Comprei a todos cinco livros.
e)Nenhuma alternativa

6) (Fatec-SP) Identifique em qual  alter­nativa é errado colocar, após  a pala­vra destacada, o artigo definido.
a)   Afundou na  lama  ambos pés.
b)  Todos dias passava por lá sem vê-la.
c)   Toda noite gotejou a torneira, não pude dormir.
d)  A todo passante perguntei, nenhum me informou.
e)  n.d.a.
7) (ITA-SP) Assinale o que estiver cor­reto.
a)  Seiscentismo se refere ao século XVI.
b)  O algarismo romano da frase ante­rior se lê "décimo sexto':
c)  Duodécuplo significa duas vezes; dodécuplo, doze vezes.
d) Ambos os dois é forma enfática correta.
e) Quadragésimo, quarentena, qua­dragésima, quaresma só aparente­mente se referem a quarenta.

8) (FMU-SP) Sabendo-se que os nume­rais podem ser cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários, pode­mos dar os seguintes exemplos:
a) uma (cardinal), primeiro (ordinal), Leão onze (multiplicativo) e meio (fracionário)
b) um (cardinal), milésimo (ordinal), undécuplo (multiplicativo) e meio (fracionário)
c) um (ordinal), primeiro (cardinal), Leão onze (multiplicativo) e meio (fracionário)
d)  um (ordinal), primeiro (cardinal), cêntuplo (multiplicativo) e centési­mo (fracionário)
e) um (cardinal), primeiro (ordinal),duplo (multiplicativo), não existindo numeral denominado fracionário.

9) (FASP) Ele obteve o * (123°) lugar.
a) centésimo vigésimo terceiro
b) centésimo trigésimo terceiro
c) cento e vinte trigésimo
d) cento e vigésimo terceiro

10) (FMU-SP) Triplo e tríplice são nume­rais:
a) ordinal o primeiro e multiplicativo o  segundo
b) ambos ordinais
c) ambos cardinais
d) ambos multiplicativos
e) multiplicativo o primeiro e ordinal o  segundo

11)(Vunesp) Assinale o caso em que não haja expressão numérica de sentido indefinido.
a) Ele é o duodécimo colocado.
b) Quer que veja este filme pela milé­sima vez?
c) "Na guerra os meus dedos dispa­raram mil mortes."
d) "A vida tem uma só entrada; a saída é por cem portas."
e) n.d.a.

12) (FSCS-SP) Associe o sentido ao res­pectivo numeral coletivo.
(1) período de seis anos                                 (  ) dístico
(2) período de cinco anos                                               (  ) decúria
(3) estrofe de dois versos                                               (  ) sexênio
(4) período de cem anos                                 (  ) centúria
(5) agrupamento de dez coisas l                   (  ) lustro


13) (UNB-DF) Assinale a alternativa em que meio é advérbio.
a) Só quero meio quilo.
b) Achei-o meio triste.
c) Descobri o meio de acertar.
d) Parou no meio da rua.
e) Comprou um metro e meio.

14) (UFAM) Assinale o item em que não é correto ler o número como vem in­dicado entre parênteses:
a) Pode-se dizer que no século IX (nono) o português já existia como língua falada.
b) Pigmaleão reside na Casa 22 (vinte e duas) do antigo Beco do Saco de Alferes, em Aparecida.
c) Abram o livro, por favor, na página 201 (duzentos e um).
d) O que procuras está no art. 10 (dez) do código que tens aí à mão.
e) O Papa Pio X (décimo), cuja morte teria sido apressada com o adven­to da Primeira Guerra Mundial, foi canonizado em 1954.

15) (Unicamp-SP) Explique o emprego do numeral no texto desta propaganda:
"Você vai correr como Mercúrio, fi­car bonito como Apolo e seu calcanhar vai dar de dez no de Aquiles".


16) (Fuvest-SP)
a) Dê os numerais correspondentes a três vezes maior e a três vezes menor.
b) A forma primeira é um numeral or­dinal. Dê o numeral ordinal corres­pondente a 1 075.

17) (FMU-FIAM-FAAM-SP) Substitua os ,* pelos numerais propostos nas alternativas.

Comemora-se a entrada no século * e, ao mesmo tempo, o * aniversário da cidade. As datas, *, eram importantes. Doze dúzias de fogos, ou seja, uma *. foram espocadas ao meio-dia.
a) vigésimo - tricentésimo quadragé­simo sexto - ambas - resma
b)  vinte - tricentésimo quadragésimo sexto - ambas as duas - grosa
c)  vigésimo - tricentésimo quadragé­simo sexto - ambas - trezena
d)  vinte - tricentésimo quadragésimo sexto - ambas as duas - decúria

18) (CTA-SP) O ordinal quadringentési­mo septuagésimo corresponde ao cardinal:
a) 47                      b) 40007                               c) 407                    d) 4007                 e) 470

19) (FMU-FIAM-FAAM-SP) Gastei trin­ta dias ...
A palavra em destaque é um numeral:
a) cardinal            b)ordinal               c)multiplicativo    d)fracionário        e)indefinido 

Numerais

Numerais

Os numerais compõem as dez classes gramaticais das quais já temos conhecimento. Semelhantemente aos substantivos e adjetivos, eles se perfazem de características que lhes são próprias, como é o caso da flexão de gênero e número. 

Quanto à função, classificam-se como o termo que quantifica numericamente os seres ou indica a ordem que estes se encontram dispostos em uma dada sequência. 

De acordo com a classificação, evidenciam-se da seguinte forma: 

* Numerais cardinais: indicam uma quantidade determinada de seres. 

Ex.: Há vinte alunos na sala. 

* Numerais ordinais: indicam a posição relativa de um ou mais seres numa determinada sequência. 

Ex.: Na listagem dos aprovados, seu nome aparece em décimo lugar. 

* Numerais multiplicativos: indicam o número de vezes em que o ser é multiplicado. 

Ex.: Patrícia é o triplo mais aplicada que sua irmã.

* Numerais fracionários: indicam em quantas partes se divide uma quantidade determinada. 

Ex.: Comemos a metade da pizza. 

No intento de ampliarmos nosso conhecimento acerca da classe em questão, analisemos o quadro a seguir, que se constitui dos principais casos representativos. 




Observações importantes: 

Em relação à grafia, alguns numerais apresentam mais de uma forma. Vejamo-los: 

quatorze ou catorze 
décimo primeiro, undécimo ou onzeno
décimo segundo, duodécimo ou dozeno
décimo terceiro, tredécimo, trezeno ou tércio-décimo
septuagésimo ou setuagésimo
septingentésimo ou setingentésimo
nongentésimo ou noningentésimo
bilhão ou bilião
trilhão ou trilião, etc.


Flexões dos numerais

Os numerais cardinais que variam em gênero são um/uma, dois/duas e os que indicam centenas de duzentos/duzentas em diante: trezentos/trezentas; quatrocentos/quatrocentas etc.
Cardinais como milhão, bilhão, trilhão etc. variam em número: milhões, bilhões, trilhões etc.
Os demais cardinais são invariáveis.
Os numerais ordinais variam em gênero e número:
primeiro segundo milésimo / primeiros segundos milésimos
primeira segunda milésima / primeiras segundas milésimas

Os numerais multiplicativos são invariáveis quando atuam em funções substantivas:
Fizeram o dobro do esforço e conseguiram o triplo de produção.

Quando atuam em funções adjetivas, esses numerais flexionam-se em gênero e número:
Teve de tomar doses triplas do medicamento.

Os numerais fracionários flexionam-se em gênero e número:
um terço              dois terços
uma terça parte           duas terças partes

Os numerais coletivos flexionam-se em número:
uma dúzia           um milheiro
duas dúzias        dois milheiros

Emprego dos numerais

• Para designar papas, reis, imperadores, séculos e partes em que se divide uma obra, utilizam-se os ordinais até décimo e a partir daí os cardinais, desde que o numeral venha depois do substantivo:

ordinais                                             cardinais
João Paulo II (segundo)                Tomo XV (quinze)
D.Pedro II (segundo)                      Luís XVI (dezesseis)
Século VIII (oitavo)                          Século XX (vinte)
Canto IX (nono)                               João XXIII (vinte e três)

• Para designar leis, decretos e portarias, utiliza-se o ordinal até nono e o cardinal de dez em diante.
Artigo 1.º (primeiro)             Artigo 10 (dez)
Artigo 9.° (nono)      Artigo 21 (vinte e um)

• Para designar dias do mês, utilizam-se os cardinais, exceto na indicação do primeiro dia, que é tradicionalmente feita pelo ordinal:
Chegamos dia dois de setembro.
Chegamos dia primeiro de dezembro.

• Ambos/ambas são considerados numerais. Significam “um e outro”, “os dois” (ou “uma e outra”, “as duas”) e são largamente empregados para retomar pares de seres aos quais já se fez referência:
Pedro e João parecem ter finalmente percebido a importância da solidariedade.
Ambos agora participam das atividades comunitárias de seu bairro.

A forma “ambos os dois” é considerada enfática. Atualmente, seu uso indica afetação, artificialismo

Artigos

Artigo

Artigo é uma palavra que antepomos aos substantivos para determiná-los, indicando, ao mesmo tempo, gênero e número.
Dividem-se os artigos em: definidos: o, a, os, as e indefinidos: um, uma, uns, umas.
Os definidos determinam os substantivos de modo preciso, particular:
·                  Viajei com o médico.
Os indefinidos determinam os substantivos de modo vago, impreciso, geral:
·                  Viajei com um médico.

Observações Sobre o Emprego do Artigo

1ª) Ambas as mãos.
Usa-se o artigo entre o numeral ambas e o substantivo.
·                  Ambas as mãos são perfeitas.
2ª) Estou em Paris / Estou na famosa Paris.
Não se usa artigo antes dos nomes de cidades, a menos que venham determinados por adjetivos ou locuçõesadjetivas.
·                  Vim de Paris
·                  Vim da luminosa Paris.
Mas com alguns nomes de cidades conservamos o artigo.
·                  O Rio de Janeiro, O Cairo, O Porto.
Obs.: Pode ou não ocorrer crase antes dos nomes de cidade, conforme venham ou não precedidos de artigo.
·                  Vou a Paris.
·                  Vou à Paris dos museus.
3ª) Toda cidade / toda a cidade.
Todo, toda designam qualquer, cada.
·                  Toda cidade pode concorrer (qualquer cidade).
Todo o, toda a designam totalidade, inteireza.
·                  Conheci toda a cidade (a cidade inteira).
No plural, usa-se todos os, todas as, exceto antes de numeral não seguido de substantivo.
Exemplos: 
Todas as cidades vieram.
Todos os cinco clubes disputarão o título.
Todos cinco 
são concorrentes.
4ª) Tua decisão / a tua decisão.
De maneira geral, é facultativo o uso do artigo antes dos possessivos.
·                  Aplaudimos tua decisão.
·                  Aplaudimos a tua decisão.
Se o possessivo não vier seguido de substantivo explícito é obrigatória a ocorrência do artigo.
·                  Aplaudiram a tua decisão e não a minha.
5ª) Decisões as mais oportunas / as mais oportunas decisões.
No superlativo relativo, não se usa o artigo antes e depois do substantivo.
·                  Tomou decisões as mais oportunas.
·                  Tomou as decisões mais oportunas.
É errado: Tomou as decisões as mais oportunas.
6ª) Faz uns dez anos.
O artigo indefinido, posto antes de um numeral, designa quantidade aproximada.
·                  Faz uns dez anos que saí de lá.
7ª) Em um / num.
Os artigos definidos e indefinidos contraem-se com preposições:
de + o= do, de + a= da, etc.
As formas de + um e em + um podem-se usar contraídas (dum e num) ou separadas (de um, em um).
Estava em uma cidade grande. Estava numa cidade grande

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Questões de vestibulares- Adjetivos

QUESTÕES DE VESTIBULARES:

1) (ITA-SP) Durante uma Copa do Mundo, foi veiculada, em programa esportivo de uma emissora de TV, a notícia de que um apostador inglês acertou o resultado de uma partida, porque se­guiu os prognósticos de seu burro de estimação. Um dos comentaristas fez, então, a seguinte observação:

"Já vi muito comentarista burro, mas burro comentarista é a primeira vez."

Percebe-se que a classe gramatical das palavras se altera em função da ordem que elas assumem na expressão:

Assinale a alternativa em que isso não ocorre:

a) obra grandiosa b)jovem estudante
c)   brasileiro trabalhador
d)  velho chinês
e)   fanático religioso


(PUC-RJ) Leia o texto para responder às questões 2 e 3:
"Vais encontrar o mundo", disse-me meu pai, à porta do Ateneu. "Coragem para a luta." Bastante experimentei depois a verdade deste aviso, que me despia, num gesto, das ilusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho que é o regime do amor doméstico, diferente do que se encontra fora, tão diferente, que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental, com a vantagem única de fazer mais sensível a criatura à impressão rude do primeiro ensinamento, tempera brusca da vitalidade na influencia de um novo clima rigoroso. Lem­bramo-nos, entretanto, com saudade hipócrita, dos felizes tempos; como se a mesma incerteza de hoje, sob outro aspecto, não nos houvesse perseguido outrora e não viesse de longe a enfiada das decepções que nos ultrajam.
Eufemismo, os felizes tempos, eufemismo apenas, igual aos outros que nos ali­mentam, a saudade dos dias que correram como melhores. Bem considerando, a atu­alidade é a mesma em todas as datas. Feita a compensação dos desejos que variam, das aspirações que se transformam, alentadas perpetuamente do mesmo ardor, sobre a mesma base fantástica de esperanças, a atu­alidade é uma. Sob a coloração cambiante das horas, um pouco de ouro mais pela manhã, um pouco mais de púrpura ao cre­púsculo - a paisagem é a mesma de cada lado beirando a estrada da vida.
Eu tinha onze anos.
POMPEIA, Raul. O Ateneu.

2) A palavra que não pode substituir no texto a palavra rude (linha 4) é:
a)rústica                 d) rigorosa
b)áspera                e) brusca
c)severa

3)  Indique a opção em que a palavra destacada é um adjetivo:
a)"Bastante experimentei depois a verdade deste aviso, ( .. )"”(linha 1)
b)"Sob a coloração cambiante das horas, (.. .) " (linha 11)
c)"(... ), diferente do que se encontra fora, (....) (linha 7)
d) (...); como se a mesma incerteza de hoje, (.. .)" (linha 6)
e)(...) e não viesse de longe a enfiada das decepções (... )" (linha 7)

4) (FGV-SP) Aponte a alternativa em que corretamente se faz a concor­dância dos termos destacados.
a)disputas sino-soviética, informa­ções econômico-financeiras, cami­sas azul-piscinas, camisas pastéis
b) disputas sino-soviéticas, informa­ções econômicas-financeiras, ca­misas azuis-piscinas, camisas pastéis
c) disputas sinas-soviéticas, infor­mações econômicas-financeiras, camisas azul-piscina, camisas pastéis
d) disputas sino-soviéticas, infor­mações econômicas-financei­ras, camisas azul-piscinas, cami­sas pastéis
e) disputas sino-soviéticas, informa­ções econômico-financeiras, cami­sas azul-piscina, camisas pastel

(ESPM-SP) Leia o texto para responder às questões 5 e 6:
Prazer à la Fidel Castro
Acaba de ser lançada uma obra im­perdível para os aficionados por charu­to: O mundo do havana, escrita pela famí­lia franco-suíça Gérard, da editora Ática. Nas 144 páginas do livro, encontram-se peculiaridades sobre fragrâncias e sabo­res de mais de 35 marcas de "havanas" - com.o os autores chamam os charu­tos cubanos. Na última página, há o Lé­xico do Havanófilo, com o significado de termos como feno (primeiro terço do charuto, no qual há uma concentra­ção de gosto e explosão de aromas).
Depois da teoria, é só começar a fre­quentar os redutos dos amantes de cha­rutos. O Dudes Bar tem um andar todo dedicado a eles. Além. de ser uma pe­quena tabacaria, abriga cofres umidifi­cadores (para manter os charutos na umidade adequada). No Bar des Arts também há uma filial da Ranieri Taba­caria e uma parte externa ideal para de­gustar seu havana.
VIEIRA,Adriana. Prazer à la Fidel Castro. Revista da Folha, São Paulo, 25 maio 1999.

5)  Identifique a alternativa que contém os sinônimos adequados para afi­cionados, peculiaridades, fragrâncias e léxico:
a) amantes - propriedades - evidên­cias - vocabulário
b) fãs - detalhes - buquês - orto­grafia
c) obcecados - idiossincrasias ­cheiros - errata
d) torcedores - caracteres - perfu­mes - sintaxe
e) entusiastas - características aromas - dicionário


6)  A expressão concentração de gosto e explosão de aromas pode ser subs­tituída, sem alteração de significa­do, por:
a) medida justa de paladar e denota­ção de essência odorífera
b) conjunto unívoco de paladar e es­touro de cheiros
c) reunião dispersa de sabor e como­ção de olor
d) reunião de sabor e manifestação viva e súbita de odores
e) conjunto de paladar e comoção de perfumes

7)  (FGV-SP) Aponte a alternativa que traga os superlativos absolutos sintéticos de acordo com a norma culta.
a)  celebésimo, crudelíssimo, dulcíssi­mo, nigérrimo, nobérrimo
b)  celebérrimo, crudelíssimo, dulcíssi­mo, nigérrimo, nobilíssimo
c)  celebríssimo, cruelérrimo, dulcési­mo, negérrimo, nobérrimo
d)  celebríssimo, crudelérrimo, dulcís­simo, negérrimo, nobérrimo

8)  (PUC-SP) O desagradável da ques­tão era vê-lo de mau humor depois da troca de turno.
Na frase acima, as palavras destaca­das comportam-se, respectivamente, como:
a)  substantivo, adjetivo, substantivo
b)  adjetivo, advérbio, verbo
c)  substantivo, adjetivo, verbo
d)  substantivo, advérbio, substantivo
e)  adjetivo, adjetivo, verbo

9)  (Febasp) "Os homens são os melho­res fregueses" - os melhores en­contram-se no grau:
a) comparativo de superioridade
b)superlativo relativo de superioridade
c)  superlativo absoluto sintético
d)superlativo absoluto analítico de superioridade

(ESPM-SP) Leia o texto para responder às questões 10 e 11.
Futurolândia

George ]etson não poderia desejar TV mais bacana que esta. Chama-se Satellite, e foi criada pela empresa norte-ame­ricana Mercury 7. Possui monitor de 14 polegadas e repousa sobre uma esfera de alumínio polido. Os tubos de plástico ABS conduzem a fiação para duas esferas: na menor, vermelha, está instalado o alto-fa­lante; e na maior, com um globo terrestre, fica o sensor do controle remoto. O resul­tado é absolutamente inovador.
Carta Capital, São Paulo, 19 mar. 1997.
10)  Quanto ao termo bacana:
a)  É um substantivo que indica qualidade positiva.
b)  É um adjetivo que indica qualidade positiva, pertencente à gíria brasileira.
c)  É gíria, usada sempre no sentido de grã-fino.
d) Pertence à gíria americana e foi in­troduzido no Brasil na década de 50.
e) É conotativo; no sentido denotati­vo significa festeiro.

11)  O melhor sinônimo para a polido é:
a) luzidio                         b) macio                     c) envernizado                    d)antigo                                e) educado


12)  (Fatec-SP) Identifique a alternativa em que não é atribuída a ideia de superlativo ao adjetivo:
a) É uma ideia agradabilíssima.
b) Era um rapaz alto, alto, alto.
c) Saí de lá hipersatisfeito.
d) Almocei tremendamente bem.
e) É uma moça assustadoramente alta.

13) (FAAP-SP) Acentuadíssimas - adje­tivo acentuadas flexionado no grau:
a) comparativo de superioridade
b) comparativo de igualdade
c) superlativo relativo de superioridade
d) superlativo absoluto sintético
e) superlativo absoluto relativo

14)  (UnB-DF) Relacione a primeira co­luna à segunda.

(1) água                               (  ) pluvial
(2) chuva              (  ) ebúrneo
(3) gato                 (  ) felino
(4) marfim            (  ) aquilino
(5) prata ‘              (  ) argênteo
(6) rio
(7) não consta da lista
A sequência correta é:
a) 7, 7, 3, 1, 7
b) 6, 3, 7, 1, 4
c) 2, 4, 3, 7, 5
d) 2, 4, 7, 1, 7

15) (ITA-SP) Os superlativos absolutos sintéticos de: comum, soberbo, fiel, miúdo são, respectivamente:

a)  comuníssimo, super, fielíssimo, mi­núsculo
b)  comuníssimo, sobérrimo, fidelíssi­mo, minúsculo
c)  comuníssimo, superbíssimo, fide­líssimo, minutíssimo
d)  comunérrimo, sobérrirno, fidelíssi­mo, miudérrimo
e)  comunérrimo, sobérrimo, fielíssi­mo, minutíssimo

16) (Fatec-SP) Leia, atentamente, o tre­cho extraído de Memórias póstumas de Brás Cubas, abaixo transcrito:

( ... ) a primeira é que eu não sou propri­amente um autor defunto, mas um de­funto autor, para quem a campa foi um berço ( ... )
Identifique a classificação morfológi­ca de autor e de defunto:

I.          No primeiro caso, autor é substan­tivo e defunto é adjetivo.
II.        No segundo caso, defunto é subs­tantivo e autor é adjetivo.
III.       Em ambos os casos, temos substantivos compostos.
Agora, identifique a alternativa correta:
a)   I e II estão corretas
b)  II e III estão corretas
c)   I e III estão corretas
d)  todas estão corretas
e)   todas estão incorretas

17) (UFU-MG) O autor de D. Casmurro afirma que "José Dias amava os su­perlativos. Era um modo de dar fei­ção monumental às ideias".
Dentre os vários superlativos empre­gados por José Dias, assinale a úni­ca alternativa em que ocorre um em­prego não previsto pela gramática normativa.
a)   "Se soubesse, não teria falado, mas falei pela veneração, pela estima, pelo afeto, para cumprir um dever amargo, amaríssimo ...”
b)   "Que ideia é essa? O estado dela é gravíssimo, mas não é mal de mor­te, e Deus pode tudo."
c)   "Sua mãe é uma santa, seu tio é um cavalheiro perfeitíssimo."
d)   " ... porque ela é um anjo, anjíssimo ..."
e)   "Oh! As leis são belíssimas."

18)  (FEI-SP) Siga o modelo: modifica­ção da paisagem: modificação pai­sagística.
a)  água da chuva
b)  exageros da paixão
c)  atitudes de criança
d)  soro contra veneno de serpente

19) (UM-SP) Aponte a alternativa incor­reta na correspondência entre a lo­cução e o adjetivo.
a)  glacial (de gelo]; ósseo (de osso]
b)  fraternal (de irmão]; argênteo (de prata]
c)  farináceo (de farinha]; pétreo (de pedra]
d)  viperino (de vespa]; ocular (de olho]
e)  ebúrneo (de marfim); insípida (sem sal]
20)  (EEM-SP) Dê o superlativo absoluto sintético de:
a) feliz              b) livre
21)  (ITA-SP) Os adjetivos lígneo, gípseo, níveo, braquial significam respecti­vamente:
a)  lenhoso, feito de gesso, alvo, relati­vo ao braço
b)  lenhoso, feito de gesso, nivelado, relativo ao crânio
c)  lenhoso, rotativo, abalizado, relati­vo ao crânio
d)  associado, rotativo, nivelado, rela­tivo ao braço
e)  associado, feito de gesso, abaliza­do, relativo ao crânio

22)  (UFF-RJ) Das frases abaixo, apenas uma apresenta adjetivo no compa­rativo de superioridade. Assinale-a.
a)  A palmeira é a mais alta árvore des­te lugar.
b)  Guardei as melhores recordações daquele dia.
c)  A Lua é menor do que a Terra.
d)  Ele é o maior aluno de sua turma.
e)  O mais alegre dentre os colegas era Ricardo.

23)  (Cefet-PR) Siga o exemplo:
Não chame a torre de alta, mas de al­tíssima.
Não considero sua atitude nobre, mas *".

24)  (Cesgranrio-RJ) Assinale a alterna­tiva em que o termo cego(s) é um adjetivo.

A)      "Os cegos, habitantes de um mun­do esquemático, sabem aonde ir ... rr
B)       "O cego de Ipanema representava naquele momento todas as alego­rias da noite escura da alma ... rr
C)        "Todos os cálculos do cego se des­faziam na turbulência do álcool."
D)       "Naquele instante era só um pobre ceqo,"
E)       ... da Terra que é um globo cego girando no caos."

25) ITA-SP) O plural de terno azul-claro, terno verde-mar é, respectivamente:

A)       ternos azuis-claros, ternos verdes­-mar
B)       temos azuis-claros, temos verde-mar
C)      ternos azul-claro, temos verde-mar
D)      ternos azul-claros, ternos verde­-mar
E)       ternos azuis-claro, ternos verde­-mar

26)  (Unimep-SP) O adjetivo está mal fle­xionado em grau em:
a)  livre: libérrimo
b)  magro: macérrimo
c)  doce: docílimo
d)  triste: tristíssimo
e)   fácil: facílimo
27)  (UM-SP) A palavra cearense é:
a)  substantivo gentílico
b)  adjetivo biforme
c)  substantivo pátrio
d)  adjetivo pátrio
e)  adjetivo superlativo